19 janeiro 2009

Microsoft: Novo caso de Bundling?

Nos últimos anos a Microsoft tem sofrido pesadas derrotas na Europa relativamente a casos de Concorrência. Em 2004 a Comissão Europeia multou a gigante de Bill Gates devido a abuso de posição dominante, decisão que veio a ser reiterada pelos tribunais anos mais tarde.

O caso Microsoft ficou-se a dever a duas questões principais.
Em primeiro lugar, houve a questão da informação sobre o sistema operativo Windows. Algumas concorrentes da Microsoft no software para servidores solicitaram informação quanto ao software Windows visando a interoperabilidade entre sistemas operativos. É de realçar que é normal haver computadores munidos de SO's diferentes numa mesma rede, pelo que a interoperabilidade é essencial.

Ora, a Microsoft recusou fornecer tal informação por entender que era parte de segredo; sendo que a informação (já) disponibilizada seria suficiente para a tal interoperabilidade.

A segunda questão prendia-se com o chamado "bundling" do Windows Media Player com o SO. Isto é a comercialização do Windows com o Media Player foi considerada anti-concorrencial relativamente a outros produtores de programas semelhantes (como Real Player, Quicktime entre outros). A Microsoft acabou por comercializar Windows XP Edition N (sem Windows Media Player) paralelamente com a versão normal.


O PITI lembrou-se de fazer esta breve referência ao caso Microsoft porque outro semelhante (à segunda questão) poderá estar a caminho, agora quanto ao Internet Explorer. A Comissão Europeia estará em fase de investigação, após uma queixa de um fabricante norueguês de software, e terá questionado a Microsoft quanto ao "bundling" do browser da empresa com o SO Windows.

Não é difícil de conjecturar um Windows Edition S, por exemplo de Sem Media Player e Sem Internet Explorer. Eu utilizo o Mozilla, o que não me afecta especialmente a ausência do browser por defeito. A minha questão é: como é que vou fazer o download do Mozilla se não tiver o Internet Explorer?


Ver informação quanto ao processo da Comissão Europeia contra a Microsoft.


Ver notícia do Tek Sapo.

Sem comentários: