13 janeiro 2009

iTunes adapta-se

A semana passada a Apple anunciou o fim dos DRM (Digital Rights Management), notícia do PÚBLICO. Isto surge em resposta à gigante Amazon já fazer o mesmo desde o ano passado, mas é também um sinal dos tempos.




Novas formas de gestão por parte da indústria da música são necessárias. Esta questão já foi aflorada aqui, em que referi (apesar de só o ter feito num comentário) um novo modelo de gestão a ser inaugurado pela Nokia.

A Nokia prepara-se para disponibilizar no mercado telemóveis voltados para a reprodução de media, nomeadamente de música. Na venda deste produto estará incluída uma subscrição anual de um serviço de música online. Com esta subscrição o utilizador poderá retirar músicas durante um ano de forma legal.

Assim, o acesso legal à música está incluído num mesmo pacote que o dispositivo físico. Isto tem a vantagem de facilitar a aceitação por parte do público, e promover a prática legal do download. Os direitos de autor estarão assim assegurados à partida, pois estará definido o quanto pagará o consumidor pelo aparelho e pelo serviço.



Se mais nada, esta é uma iniciativa que tenta inovar e aproximar-se da realidade de facto, neste caso da realidade online. O iTunes desejará manter-se como líder durante muito tempo, mas para isso terá de se adaptar. O fim dos DRM é um passo nessa direcção.

Sem comentários: