as é também um sinal dos tempos. (em stockexchange)
Novas formas de gestão por parte da indústria da música são necessárias. Esta questão já foi aflorada aqui, em que referi (apesar de só o ter feito num comentário) um novo modelo de gestão a ser inaugurado pela Nokia.
A Nokia prepara-se para disponibilizar no mercado telemóveis voltados para a reprodução de media, nomeadamente de música. Na venda deste produto estará incluída uma subscrição anual de um serviço de música online. Com esta subscrição o utilizador poderá retirar músicas durante um ano de forma legal.
Assim, o acesso legal à música está incluído num mesmo pacote que o dispositivo físico. Isto tem a vantagem de facilitar a aceitação por parte do público, e promover a prática legal do download. Os direitos de autor estarão assim assegurados à partida, pois estará definido o quanto pagará o consumidor pelo aparelho e pelo serviço.
Se mais nada, esta é uma iniciativa que tenta inovar e aproximar-se da realidade de facto, neste caso da realidade online. O iTunes desejará manter-se como líder durante muito tempo, mas para isso terá de se adaptar. O fim dos DRM é um passo nessa direcção.

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