02 janeiro 2010

Cibercrime cria novo cargo

Howard Schmidt é o nome do responsável pela segurança informática nomeado pela Casa Branca, que, de resto, é o primeiro a ocupar este cargo recém-criado. Não seria de esperar termos de aguardar pela segunda década do século XXI para vermos criada uma figura cuja importância nos parece tão óbvia, mas assim foi.
A política, e especificamente o Estado na função de proteger a segurança dos cidadãos e do próprio Estado, não pode hoje alhear-se da questões relativas à criminalidade informática. Muito menos se pode dar a esse luxo um país como os EUA, que só em 2008 viu o Pentágono ser alvo de 360 milhões de ataques por meio electrónico.
Desta forma, os EUA passam a ter um perito em segurança informática como responsável máximo pela cibercriminalidade. Note-se que Howard Schmidt já foi responsável pela segurança de gigantes da informática como a Microsoft e o e-Bay.
Nota muito interessante é, de acordo com a Visão, o facto deste nomeado pela Casa Branca ter assumido como prioridade a criação de uma 'carta de direitos da privacidade da informação' (a ser acompanhado).



(Em versão móvel - sujeito a alguns eventuais erros, nomeadamente de acentuação e de formatação, e sem etiquetas - a ser revisto ulteriormente)

edit (3/01/2010): formatação, erros de acentuação, etiquetas e links.

Sem comentários: