05 janeiro 2010

Quem quer a marca OJITNON?

O Simplex atacou Portugal. É um caso de sucesso de administração electrónica, como comprovam os números. A verdade é que com mais de 600 medidas, como o próprio site refere, nem todos são bons exemplos.

No que toca à PI, falemos da Marca na Hora. Este é um sistema que permite a aquisição imediata de uma marca previamente registada a favor do Estado, e que já passou todos os trâmites exigidos por lei, nomeadamente publicação no Boletim da Propriedade Industrial e prazos de oposição. Desta forma, existe uma bolsa de marcas que estão disponíveis por este sistema. Em termos de custos, é mais barato registar uma marca na hora, que está disponível para 7 classes de produtos.
César Bessa Monteiro, advogado de propriedade industrial e presidente da Associação Portuguesa dos Consultores em Propriedade Industrial insurgiu-se contra a Marca na Hora. Segundo a Lusa, o jurista afirmou que "A Marca na Hora foi um fracasso, porque ninguém vai escolher uma marca que já existe. Quem quer assinalar um produto com uma marca cria a sua própria marca, faz estudos de mercado e de branding". E, ainda adicionou: "isto é desconhecer o que é uma marca, porque, naturalmente, uma marca - ela não é só um símbolo, tem uma alma, tem algo por detrás dela - vai identificar um produto para a vida inteira".


Bessa Monteiro tem sentido nas críticas que faz ao sistema. Mas, eu questiono: será que existe alguém que não sinta que têm alma marcas como "DISJUNGIR", "FUYFIH", "GEMJUWEU" ou "WEYRUWE"?!
Brincadeiras à parte (e com consideração pela criatividade, ou mais ou menos bem conseguida, de quem tem de manter um banco com 200 eventuais marcas!!) seria interessante conhecer os números relativos à utilização do serviço em causa. Bessa Monteira poderá conhecer esses números, mas o PITI não conhece. Entre Julho de 2005 e Novembro de 2009 foram registadas mais de 82.000 empresas na hora. Quanto à marca na hora, os dados não estão disponíveis.


Ver a notícia na Lusa, no OJE.
Mais informações sobre a Marca na Hora no INPI ou no Portal da Empresa.
Ver o banco de marcas, e registar uma marc, no Portal da Empresa ou no Empresa na Hora.

Sem comentários: